Molho Bechámel – Cozinha prática – Receita fácil e prática

História

O molho béchamel (Pronúncia francesa: [beʃaˈmɛl]) é um molho que se obtém fervendo farinha de trigo (ou maisena) em manteiga ou margarina, diluindo depois com leite.

Deve ter coloração marfim, aparência de creme e sabor sem gosto de farinha crua. Depois de cozinhado, deve ser temperado de acordo com os alimentos que vai acompanhar. O Béchamel é ainda base de muitos outros molhos, sopas, cremes, recheios e souflés.

Segundo alguns, este molho teria sido criado por um jovem cozinheiro do século XIX, o francês Antoine Carême, considerado o primeiro chef-celebridade. No entanto, o nome Béchamel poderá vir de Louis Béchameil de Nointel, Maître d’hotel do rei Luís XIV, que viveu dois séculos antes e há registos de que os molhos à base de creme de leite já existiam nesse tempo.

Embora muitas receitas não refiram a diferença entre este molho e o molho branco (a sua variedade mais simples), outras indicam claramente a necessidade de cozer bem a farinha na gordura antes de acrescentar o leite. Algumas receitas referem a necessidade de a farinha ser alourada, ou seja, levemente queimada à maneira do roux, antes de colocar o leite.

Mais receitas fáceis e práticas em nosso blog www.cozinhapratica.com

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 500ml de leite

– 1 cebola

– 1 pitada de noz-moscada

– 1 pitada de sal

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 Receitas de Shakes para Emagrecer Certo em Apenas 30 DiasConhecer Aqui...